Auxílio-Doença para MEI: Veja se você tem Direito e como solicitar!

O que é Auxílio-Doença?

O auxílio-doença é concedido pelo INSS e tem como objetivo amparar o sustento do trabalhador no momento em que houver uma enfermidade de caráter temporário para que o trabalhador consiga a recuperação enquanto está havendo o tratamento da doença sem se preocupar com a sua renda.

Além de a doença gerar uma incapacidade temporária, o trabalhador precisa atender outros requisitos da lei para a concessão do benefício, referentes a forma de recolhimento e o número de contribuições.

MEI tem direito ao Auxílio-Doença?

Sim. O microempreendedor individual tem direito ao auxílio-doença assim como qualquer outro trabalhador, mas ele precisa ficar atento aos requisitos referentes à concessão do benefício previdenciário.

Para isso, os requisitos do auxílio-doença para MEI são qualidade de segurado, carência e incapacidade laborativa, em que o microempreendedor individual deve se atentar especialmente aos recolhimentos realizados em carnê.

A carência do benefício previdenciário para os microempreendedores individuais é de 12 meses, ou seja, para que se possa ingressar com o auxílio-doença deve ser feito o pagamento de no mínimo 12 carnês.

Nesse caso, consulte sempre a regularidades dos pagamentos das contribuições via CNIS.

Na sequência, para aperfeiçoar o agendamento é preciso organizar os documentos relevantes para o ingresso com o pedido tais como:

  1. Documentos Pessoais (RG e CPF)
  2. Exames Médicos
  3. Atestados relatando o estado da enfermidade e o tempo de afastamento

Veja como solicitar o seu Auxílio-Doença

Para que você possa solicitar o seu Auxílio-doença, você precisa realizar agendamento da perícia médica com o objetivo de solicitar o auxílio-doença, sugiro você assistir os vídeos abaixo que explicam como fazer o pedido:

  1. Como Realizar o Cadastro no INSS: antes de fazer a solicitação do auxílio-doença é preciso fazer o cadastro junto ao INSS. No momento, é importante você ter os documentos pessoais em mãos e também do seu histórico laboral.
  2. Como Fazer o Agendamento da Perícia do Auxílio-doença No INSS: Para concretizar o pedido do benefício, é importante manter os seus documentos pessoais e também os atestados e exames médicos digitalizados, devendo conter as informações referentes aos dados da CID e também do período de afastamento laboral.

Seu pedido foi negado? Saiba como Resolver

Se você fez todo o procedimento de solicitação e mesmo assim o seu benefício foi negado, fique tranquilo, pois isto é muito comum e possível de solucionar.

Se você está passando por isso, clique no botão abaixo e fale agora mesmo com nosso Especialista para resolver a sua situação.

CONTE COM A SCHULZ!

SCHULZ ADVOGADO: SEMPRE AO LADO DE QUEM MAIS PRECISA!

Ficou com alguma dúvida?

Preencha os campos abaixo, para falar com nosso Especialista

Autor do Post

Daniel dos Santos Schulz

ADVOGADO - OAB/PR 91.403

Posts Recentes

Índice

Nossa reputação é de excelência
em Serviços Jurídicos
Nossa reputação é de excelência em Serviços Jurídicos
Avaliação dos Clientes
5/5

5 de 5 no Google

Copyright © 2023 Schulz Advogados | Atendimento em Toledo - Paraná e Região | Feito por Calixto
Schulz Advogados - Escritório de Advocacia em Toledo Paraná
Schulz Advogados - Escritório de Advocacia em Toledo Paraná

Você acaba de ganhar uma consulta com o Advogado totalmente GRÁTIS!

Precisa de Ajuda?
Escanear o código